quarta-feira, 12 de março de 2014

Diocese e Setores de MG unidos num só corpo pela força da cruz


altUma chuva de louvor e alegria na presença do Senhor foi vivenciada em vários pontos do estado de Minas Gerais no feriado de carnaval. Seguindo o tema discernido pelo Conselho Nacional para nortear o ano de 2014: "Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da Paz" (Ef 4,3), o tema para o Carnaval: "Reunidos num só corpo pela força da cruz" (cf. Efésios 2,16b) levou muitos carismáticos a vivenciarem encontros em unidade com a RCC, longe do tradicional carnaval brasileiro.
Na capital mineira, aconteceram um grande número de retiros em toda a arquidiocese de Belo Horizonte e região metropolitana, tais como:
XVI Vem e Segue-me - Forania Santo Antônio de Venda Nova
IV Retiro de Carnaval Forania Nossa Senhora da Saúde
XIV Encontro com Jesus - Forania Nossa Senhora das Neves
Encontro de Carnaval 2014 - Forania Nossa Senhora do Sagrado Coração
Encontro de Carnaval 2014 - Forania São Paulo Apóstolo & São José Operário
IX Subindo a Montanha -Forania Cristo Luz dos Povos
Encontro de Carnaval 2014 - Forania São Dimas
IX Kairos - Forania Nossa Senhora da Piedade
altEm Igarapé, a RCC da diocese promoveu o Kairós de Carnaval que reuniu centenas de pessoasno Poliesportivo de Igarapé.  Durante os quatro dias de evento, foram celebradas Santas Missas, vários pregadores estiveram presentes, e, durante a noite, shows com as bandas "Nome Santo" e "Sinal de Paz", e com os cantores Eros Biondini, da Missão Mundo Novo, Nando Mendes, da Canção Nova, e Cosme.
Já em Sete Lagoas, o Kairós 2014 ficou marcado por momentos de oração, animação e louvor. Com cerca de 800 pessoas sedentas do Senhor, e com o desejo de viver um carnaval diferente, os participantes puderam realizar uma experiência com Deus por meio da pregação do missionário Juninho, da Missão Ide. “O Senhor levou a ter a certeza que por seu grande amor a nós, Deus nos restaura como filhos”, afirmou Juninho que com seu testemunho despertou em cada um a certeza de serem escolhidos para viverem esse amor e, a cada instante, entrarem em uma intimidade profunda com o Senhor.
A Santa Missa foi presidida pelo assessor espiritual da Renovação Carismática da diocese de Sete Lagoas, Padre Toninho, na qual, no Ato Penitencial, levou os participantes a reavaliarem a vida como Carismáticos dentro e fora de um Grupo de Oração, colocando a certeza do chamado a viver o amor de Deus.
Outro momento marcante foi a apresentação da peça teatral “Deus é amor, mas também em humor”, que arrancou altos risos da plateia, contando a historia da criação por uma veia cômica. A noite ainda contou com a animação do Dj Diogo Nogueira do Ministério Jovem da diocese de Januária, que transmitiu toda alegria do Senhor com músicas católicas.
altEm Caratinga, o acampamento Sentinelas da Manhã marcou o carnaval de muitos jovens, onde puderam receber a visita do Bispo Diocesano Dom Emanuel Messias e do Padre Adenilson. Na Missa de encerramento, realizada na catedral São João Batista, Dom Emanuel falou para os jovens que é importante serem sentinelas onde estiverem, em casa com a família, amigos, em todo lugar. Incentivou-os a serem perseverantes e não deixarem se levar pelas coisas do mundo, procurando sempre Deus como princípio de tudo em suas vidas. Ao final da Santa Missa, os participantes foram chamados ao altar para cantarem a música Sentinelas da Manhã. Após a missa, foi feito um Flash mob e em seguida, show com a Banda Bethesda de Caratinga.
A Comunidade Nossa Senhora do Rosário, da Paróquia Santo Antônio da diocese de Paracatu, realizou o Retiro de Carnaval Missão Jovem. Cerca de 160 adolescentes e jovens se retiraram demonstrando ter sede de Deus, podendo viver dias intensos de alegria, louvor, oração e encontro com o Senhor.
altA arquidiocese de Viçosa realizou o tradicional “Seara”, que se chega a sua 26ª edição. O encontro foi uma oportunidade para o Ministério Universidades Renovadas continuar a preparação para seu Encontro Nacional (ENUR), dado que o retiro mineiro foi o marco do início do Ministério.
Outra diocese marcada pelo número de fiéis que movimentou o carnaval Cristão é a de Guaxupé. Sete setores realizaram eventos, cada qual, com suas particularidades:
Setor Alfenas: Em Alfenas, aconteceu no CAIC, o tradicional Adonai Meu Senhor.
Setor Areado: Novamente, a RCC do Setor Areado se reuniu no Maranatha.
Setor Cássia: A RCC do Setor Cássia realizou o Retiro Carnaval com Cristo.
Setor Guaxupé: Na cidade de Guaxupé, aconteceu o Shemayá, no CAIC. Em Petúnia, distrito de Nova Resende, aconteceu o Retiro Carnaval com Cristo, na Associação Rainha da Paz.
altSetor Passos: O setor Passos realizou o Retiro de Carnaval, no Capp.
Setor Poços de Caldas: Pela vigésima sétima vez seguida, a RCC do Setor Poços de Caldas promoveu o “Encontro com Jesus”, no Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves, em Poços de Caldas. O evento faz parte do Calendário oficial do município e reuniu cerca de três mil pessoas nos quatro dias.
Várias outras cidades e setores de Minas Gerais também se reúnem todos os anos, tradicionalmente, para passarem um carnaval na presença de Deus, assim como Formiga, Ipatinga, Divinópolis, Galiléia e outras. Uma marca da Renovação Carismática Católica, comemorada por jovens e adultos que buscam se distanciar das alegrias pagãs e se aproximarem da vivência do Evangelho, na presença de Jesus e em unidade com o Movimento.
Fonte: Ministério de Comunicação Social RCC Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário