quinta-feira, 22 de maio de 2014

Desafio de Dom Antônio será implantar a “Igreja de Francisco” em algumas paróquias do Seridó



Antônio Carlos prostrado em sua ordenação - Foto: Ilmo Gomes
Antônio Carlos prostrado em sua ordenação – Foto: Ilmo Gomes
O Papa Francisco não tem perdido a oportunidade de pedir para que os líderes de sua Igreja em todo o mundo não sejam padres tristes e acomodados. Que deixem as sacristias, saiam dos altares e busquem estar no meio do povo, principalmente dos mais humildes. E convencer boa parte do clero da Diocese de Caicó da necessidade dessa transformação será o principal desafio do novo bispo da Diocese, Dom Antônio Carlos, que assumirá o comando do rebanho seridoense, neste sábado (24) as 17 horas.
Apesar de termos em sua grande maioria, um clero atuante e dinâmico, algumas paróquias da região ainda são coordenadas por padres, digamos acomodados, e que não conseguiram captar as mensagens do Papa Francisco, que em uma de suas homilias disse o que pensa dos que ele chamou de padres-tristes.
O padre que não sai de si mesmo, em vez de ser um mediador, transforma-se, pouco a pouco, num intermediário, em gerente. Com uma tal insatisfação, “a alegada crise de identidade sacerdotal ameaça todos e alicerça-se numa crise civilizacional. Onde se encontra o sofrimento, onde o sangue é derramado, há uma cegueira que quer ver, há presos de maus patrões“.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário